Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TRABALHO DE PROFESSOR FAZ PARTE DO CONGRESSO PAULISTA DE EDUCACÃO FÍSICA ESCOLAR

A presença da afetividade na relação de professor e alunos foi o mote do trabalho de pesquisa apresentado pelo professor Paulo Roberto Koji Fujimura, no Congresso de Educação Física.
A temática de seu trabalho, intitulado RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESPAÇO E TEMPO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, sob a orientação do professor Doutor Mauro Betti engloba a questão das relações que se estabelecem na escola, permitindo que ocorram mediações diferenciadas entre os conteúdos escolares e os alunos.
As reflexões realizadas pelo professor Paulo oferecem questões para todos os profissionais da escola, pois há a possibilidade de concluir que é necessário unir os desejos (por vezes misteriosos) dos alunos, aos desejos (valorativos, conceituais) do professor, e a partir daí buscar novas aprendizagens.
Enfim, a pesquisa realizada pelo professor possibilita-nos refletir que a educação deve ser um processo que permita às pessoas experienciar o convívio social e todas suas dimensões. Dessa forma, uma realidade diferente pode ser construída junto aos alunos, oferecendo-lhes liberdade e opções de escolha, valorizando cada aluno como ser humano complexo, potencial e singular, e, comprometido com a transformação social.
Conheça o trabalho na integra clicando no titulo.






quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Jornal escolar “Leonor em Foco” ajuda alunos na formação de opinião

O Projeto incentiva a leitura e escrita de diferentes gêneros que compõem o jornal

A elaboração e produção de um jornal intitulado “Leonor em Foco” foi um importante aliado para elevar a autoestima dos alunos da Recuperação Paralela e provocar mudanças positivas na conquista de habilidades de leitura e escrita. A idéia partiu dos próprios alunos, protagonistas desse processo e que muito se envolveram para a sua concretização, com o apoio da professora da Recuperação Érika Santos Seixas.
De acordo com a professora Érika Seixas “O jornal foi uma escolha dos próprios alunos. Eles querem opinar sobre os fatos do cotidiano da cidade e do mundo e têm uma sede pelo saber.”
As etapas do projeto contaram basicamente com e escolha das seções, nome do jornal, slogan, escolha de noticias e curiosidades, além da oferta de um espaço dedicado aos poetas da escola, que adoram lapidar as palavras para demonstrar as emoções que a poesia ocasiona ao leitor. Após as etapas iniciais de elaboração do projeto, os alunos desenvolvem as habilidades de pesquisas sobre fatos, opiniões e curiosidades cientificas, colocando em jogo os seus saberes obre a leitura, a escrita e a revisão de textos.

O exemplo do trabalho apresentado pela professora Érika mostra que o envolvimento de estudantes com a tarefa de criar e produzir um jornal escolar pode trazer uma série de benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de escolher temas, buscar fatos, redigir e revisar textos, estimular a pesquisa, possibilita o acesso a informações e a opiniões diferentes e contribui para a maior interação do aluno com a realidade, contribuindo dessa forma para a formação de opinião dos alunos.
A primeira Edição já foi distribuída aos alunos e comunidade. Logo, a segunda edição estará disponível para a apreciação de todos.Muitas curiosidades virão... Aguardem!




















quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ARCA DOS LIVROS CIRCULA NAS SALAS DE AULA

A escola proporcionou aos alunos a atividade “A arca dos livros”. A Arca Itinerante de títulos variados de livros teve como objetivo primordial incentivar a leitura entre os alunos, professores e funcionários para que todos pudessem conhecer novos títulos de obras de autores consagrados e contemporâneos.
A idéia partiu da equipe gestora da escola, a partir do momento em que foi contemplada com um baú de livros diversos, dada a sua participação no Projeto “Entre na roda”, parceria com o CENPEC e a Secretaria Municipal de Educação de Itanhaém. As professoras Meire Dias Lara Luz e Sara Mazei participaram da formação e muito contribuíram com dicas de leitura coletadas nos estudos, ao realizá-las junto aos alunos e colegas da escola.
O Baú de livros, agora denominado pelos alunos como “ARCA DOS LIVROS” circula por entre as salas, momento em que os alunos escolhem títulos para a leitura e apreciação, desenvolvendo o gosto e o prazer pela leitura. Em seguida, os professores propõem aos alunos a elaboração de resenhas cujo intuito é instigar as outras turmas, deixando-os curiosos. Como os alunos têm acesso constante à biblioteca e seus títulos na escola, a estratégia foi outra: ao invés de os alunos irem a procura dos livros, estes que chegavam a elas com um toque de magia e um convite para que os alunos pudessem explorar as magias da arca.
























terça-feira, 24 de novembro de 2009

OFICINA DE JOGOS DE LEITURA É VIVENCIADA POR PROFESSORES DO LEONOR

Possibilitar aos professores que se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre e cada vez com mais qualidade é um dos principais objetivos da escola. Para isso, a equipe da escola tem um caminho certeiro: realizar a formação continuada dos docentes da escola nos horários de HAPC (Atividades Coletivas de Estudos).

Em um dos encontros os professores da U.E. Leonor Mendes de Barros tiveram a oportunidade de vivenciar jogos envolvendo a leitura. Os jogos foram elaborados por profissionais da própria escola e/ou resgatados por meio de pesquisas, com o objetivo de oferecer mais uma alternativa pedagógica para o corpo docente.

Dentre os jogos analisados pelos professores, temos: Jogo do enigma, Trilha da lenda, jogos de adivinhação, do desafio e de formação de histórias. Na vivência desses jogos os professores puderam levantar os objetivos didáticos para cada um deles, as suas possíveis variações e adaptações mediante as necessidades dos grupos, além dos encaminhamentos metodológicos a serem explorados quando em sua utilização. Criatividade para batizar os jogos (até o momento sem nomes) e para propor variações não faltou ao corpo docente. Parabéns!




























quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VARAL DE HISTÓRIAS

Vejam só o VARAL DE HISTÓRIAS que acontece no recreio da E.M. Leonor Mendes de Barros! Essa atividade faz parte da programação semanal da Biblioteca de nossa escola e tem como principal objetivo possobilitar a leitura por prazer. A idéia do VARAL vem fortalecer a oferta dos livros, mostrando aos alunos os títulos variados de nossa biblioteca.