Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Atletas participantes do Programa Atleta na Escola Recebem Condecorações

Os 36 atletas selecionados no Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola vão estar presentes na cerimônia de premiação que acontece nesta próxima sexta-feira (30), no auditório da E.M. Noêmia Salles Padovan, a partir das 9 horas. No evento todos os alunos vão receber o certificado de participação, além das medalhas para os classificados. A escola fica na Rua Emídio Pereira de Castro, s/n, Guapiranga.
Após as provas realizadas no último dia 8 desse mês, os mais de 200 alunos das 13 escolas que competiram vão ser premiados pela atuação nas três modalidades do atletismo: Corrida de velocidade, resistência e salto em distância.
O Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola, que é do Ministério da Educação, busca incentivar e democratizar o acesso ao esporte nas escolas do Brasil. A intenção é encontrar novos talentos por meio da difusão e desenvolvimento de valores olímpicos aos estudantes de educação básica dos municípios brasileiros

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PARABÉNS


Etapa Municipal do programa atleta na escola

Jovens atletas de Itanhaém foram escolhidos para representar o Município na etapa Regional do Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola. As provas foram realizadas na última quinta-feira (8), na Praia do Sonho. Os mais de 200 alunos das 13 escolas participantes competiram nas modalidades de corrida de velocidade, resistência e salto em distância.









quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Passeio Na Avicultura Andorinha - Professora Sara 1ªB

A Professora Sara, levou a sua turminha para passear na avicultura andorinha, onde todos ficaram empolgados e surpresos com diversos tipos de bichinhos, até cobra tinha lá hahaha. Depois ganharam um delicioso algodão doce. Super divertido e produtivo o passeio!













DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio, foi um dia cheio de atividades e super divertido, onde todos ficaram satisfeitos com os diversos tipos de brincadeiras.

















terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conselho da Juventude promove 1° Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas



O Conselho Municipal da Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, irá promover neste sábado (24), o 1º Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas. O encontro será na E.M. Professora Silvia Regina Schiavon Marasca, na Avenida João Batista Leal, 241, no Centro, das 8 às 18 horas.

O evento tem como objetivo formar grêmios estudantis nas escolas da Cidade para incentivar os estudantes a solucionar os problemas de sua escola e apresentar projetos. Os estudantes também vão ter a oportunidade de trocar experiências e conquistas.
Todas as escolas da Cidade vão participar, com um total de dez representantes para cada. Além de atividades culturais, todos os representantes vão participar de palestras e grupos temáticos, durante todo o dia. Este é o segundo evento promovido pelo Conselho. O primeiro aconteceu na Câmara Municipal e teve como tema a redução da maioridade penal no Brasil.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Alunos de Itanhaém recebem orientação sobre saúde bucal



“Aprendi que não se deve forçar a escovação porque machuca a gengiva e não limpa os dentes corretamente”, avisa a aluna da E.M. Profª Divani Maria Cardoso, Beatriz de Paulo Paixão, de apenas 7 anos, durante conversa com um amigo em mais um encontro com o dentista no ‘Programa Ações Coletivas em Saúde Bucal’. A iniciativa é desenvolvida na rede escolar para trabalhar a conscientização sobre o uso apropriado da escova de dente.
A preocupação com a saúde bucal é assunto já nos anos iniciais da criança. O dentista responsável pelo programa na região do Loty, Manoel Antunes Neto, dá instruções de como se ter uma boca saudável, mostrando a importância de educar o aluno desde cedo. A equipe com dentistas e auxiliares trabalha a prevenção de doenças bucais em diferentes regiões para o combate a cáries, halitoses, entre outros.
Para o estudante Nicolas Giovanne Soares, de 7 anos, o cuidado com a saúde bucal tem uma razão especial: estampar um sorriso saudável e mostrar aos colegas que é simples a receita. As atividades parecem divertidas a ele. “Escovo todos os dias os dentes na escola. Mantenho minha escova ao alcance, sempre na mochila”.
Anualmente, os alunos recebem a visita dos dentistas que supervisionam e orientam sobre a forma correta de escovar os dentes. Os encontros passam da teoria para a prática. Para o dentista, no entanto, a prevenção hoje nas unidades escolares irá refletir no futuro dos pequenos. “Com as crianças temos uma abordagem diferenciada. Usamos desenhos, a forma como conversamos e orientamos a escovação na criança. Tentamos criar esse hábito, mostrando que a escovação é saudável e ela terá uma higienização melhor”, frisa.
As escovas repassadas aos estudantes da rede municipal de ensino se encaixam aos padrões que correspondem ao tamanho dos dentes das crianças (menores e mais macias) acompanhadas da pasta. Detectada a necessidade de encaminhamento a uma unidade de saúde, a família é comunicada.
Mesmo após a fiscalização dos profissionais da saúde, os professores da rede também recebem orientações para perpetuar o que vem sendo ensinado aos pequenos. “Nós temos hoje projetos de escovação na sala de aula. Os professores usam o que aprendem com a visita e transformam em conteúdos pedagógicos”, conta a assessora pedagógica da E.M. Profª Divani Maria Cardoso, Cristiane da Silva.
O atendimento aos alunos da rede, quando é conduzido à unidade de saúde, inclui restauração, extração, raspagem supragengival, cirurgia oral e canal, além da higienização bucal com flúor. Até o final do ano, os profissionais terão passado por todas as creches e escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. A ação é realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes junto a Secretaria de Saúde e integra o Programa Saúde na Escola (PSE).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PARABÉNS!!

O aluno Gabriel S. Marcondes ficou na 3° colocação na corrida de velocidade do programa Atleta na Escola.

Município seleciona representantes para programa atleta na escola



Jovens atletas de Itanhaém foram escolhidos para representar o Município na etapa Regional do Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola. As provas foram realizadas na última quinta-feira (8), na Praia do Sonho. Os mais de 200 alunos das 13 escolas participantes competiram nas modalidades de corrida de velocidade, resistência e salto em distância. Após o período de seleção dos melhores estudantes na fase escolar, os 36 atletas das três modalidades garantiram presença na etapa que reúne os mais bem colocados da etapa Regional. Na disputa, concorreram os alunos dos gêneros masculino e feminino, além da divisão por faixa etária, dos 12 aos 14 anos e dos 15 aos 17. Quem mostrou potencial foi a estudante da E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso, Bianca da Silva Maciel, que terminou em primeiro lugar nas três modalidades, na categoria 15 a 17 anos. “Por eu jogar futebol acredito que tive facilidade em correr tanto nos 100 quanto nos 3.000 metros. Estive focada para entrar e vencer. Antes mesmo de começar eu sabia que poderia sair com a vitória”. O Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola, que é do Ministério da Educação, busca incentivar e democratizar o acesso ao esporte nas escolas do Brasil. A intenção é encontrar novos talentos por meio da difusão e desenvolvimento de valores olímpicos aos estudantes de educação básica dos municípios brasileiros. “O importante não é vencer, mas sim, levar os valores do esporte para todos os participantes. Essa é uma oportunidade de integração com todos os alunos da rede interessados na prática desportiva”, diz a secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif.





Merenda escolar é referência em qualidade e cardápio pode ser consultado na internet


O cardápio escolar elaborado por nutricionistas da Prefeitura de Itanhaém equilibra alimentação saudável e sabor na mesma refeição. O setor se destaca pela qualidade da merenda escolar servida aos alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico. Mensalmente, o cardápio é disponibilizado no site oficial ( www.itanhaem.sp.gov.br ) para a consulta dos pais.
Os familiares podem acompanhar diariamente os pratos oferecidos a aproximadamente 26 mil estudantes, entre escolas municipais, estaduais, creches, projetos, Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém, além da escola indígena da Aldeia do Rio Branco. Dados cedidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apontam que todos os dias são servidas 27 mil refeições.
Os pratos são nutritivos e adotam as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Recomendação Diária Alimentar, levando em consideração 350 calorias, tendo ainda de 9 a 12 gramas de proteínas para alunos da educação infantil, fundamental e escolas estaduais.
Em Itanhaém, a Educação segue à risca as recomendações necessárias para se ter uma alimentação de qualidade, levando à mesa nutrientes que contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento escolar do aluno durante a permanência na escola.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif, salienta que uma merenda de qualidade fortalece o aluno no aspecto físico e intelectual. “Uma boa alimentação influencia direto no desempenho do estudante. Temos a obrigação de oferecer o que há de melhor para as nossas crianças”. 
“Com o cardápio rico em nutrientes os alunos aprendem hábitos alimentares com refeições saudáveis”, ressalta a coordenadora da merenda escolar no Município, Angela Padovan.

REFEIÇÕES –
 A educação integral recebe quatro alimentações por dia, sendo dois lanches e duas refeições durante todo o período escolar. Já os alunos da educação infantil e ensino fundamental recebem um lanche composto por pão com margarina ou bolacha, iogurte ou leite. No almoço são oferecidos arroz, feijão, carne ou frango, legumes, salada e sobremesa, podendo ser frutas ou gelatina, conforme cardápio disponibilizado no site.
“A fim de promover uma alimentação escolar mais saudável optamos por estabelecer o uso restrito de gorduras saturadas, gordura trans, sal e açúcar, aumentando o consumo de frutas e hortaliças nas refeições ofertadas”, conta a nutricionista Maristela Uraguichi.

ALIMENTAÇÃO ESPECIAL –
 Crianças com diabete, intolerância àlactose e hipertensão recebem uma atenção especial. Para estes alunos a equipe se preocupa em elaborar um cardápio diferenciado, conforme recomendações do relatório médico. Após a entrega do documento a comida é substituída por alimentos diets, como por exemplo, cereais e gelatinas sem açúcar.
Em todas as unidades escolares, existe uma equipe de merendeiras responsável pelo recebimento dos produtos para a elaboração das refeições (perecíveis e estocáveis) e pela higiene do local (descartáveis e limpeza). As instruções são as mais precisas para que o cronograma seja seguido rigorosamente.
Outro dado importante sobre a merenda oferecida aos estudantes se refere aos produtos do Programa de Aquisição da Agricultura (PAA) Familiar (PNAE /2011) que são levados à mesa dos alunos da rede municipal e estadual, com fornecimento de  maracujá, banana nanica, banana prata, inhame, couve, mandioca, tomate cereja, palmito pupunha e açaí, uva, alho, chuchu. Um registro bastante significativo mostra que os produtores de Itanhaém atenderam a 90% do quantitativo da Chamada Pública, o que nos indica o incremento do agronegócio ao pequeno produtor,  lado a lado com a excelência  nutricional oferecida a Merenda Escolar.

Prefeitura abre inscrições para cursos de educação a distância para os professores





A secretaria de educação, cultura e esporte abrirá, de 15 a 31 de agosto, inscrições para o cursos online 'Noções intuitivas' e  'Ler e Escrever' destinados a professores da rede municipal de ensino. Os interessados deverão se inscrever no site da prefeitura de Itanhaém ( www.itanhaem.sp.gov.br )

O curso de 'Noções Intuitivas' trabalhará noções básicas de teoria de conjuntos em matemática. Um dos objetivos do material é iniciar uma linguagem mais elaborada da disciplina. As aulas são voltadas aos professores de matemática do ensino fundamental II.

'Ler e Escrever' inclui formação, acompanhamento, elaboração e construção dialógica da promoção plena da alfabetização e letramento, para desenvolver as competências necessárias para que a crianças possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas. O curso é direcionado aos professores do ensino fundamental I.
Na modalidade online o curso terá inicio no mês de setembro, com carga horária de 40 horas. Ao termino a certificação será encaminhada aos que concluiram os objetivos propostos.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Feliz dia dos pais!


Um dia de sorrisos, abraços e homenagens... Agradeça com carinho aquele que sempre esteve ao seu lado desde o seu nascimento até a eternidade.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Alunos da Professora Meire no laboratório de Informática - 5° Ano B