Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cerimônia de apresentações marca a abertura dos Jogos Escolares 2013



Nesta segunda-feira (25) aconteceu a abertura dos Jogos Escolares 2013. Com início às 9 horas da manhã, o evento contou com a apresentação das 20 escolas participantes desfilando com suas bandeiras
A cerimônia teve início com a Banda Marcial de Itanhaém executando o hino nacional brasileiro à frente das escolas. Após isso, houve uma apresentação de balé das líderes de torcida e de dança de rua do trio do Action Break’s Crew.
A mesa de honra foi composta pelo prefeito Marco Aurélio Gomes; pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif; pelo diretor de Esportes, Fábio Nascimento; e pela diretora da E.M. Aparecida Soares Amêndola, Sandra Regina Veloso.
O prefeito destacou a importância dos Jogos Escolares na Cidade, afirmando que é algo que promove a inclusão social por meio da prática de esportes. A secretária Luci agradeceu às escolas participantes e disse ser uma honra ter a presença de todos estes. Houve também uma tocha simbólica, carregada pela aluna Bianca Maciel, que acendeu a pira no alto da arquibancada do ginásio lotado.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Programa de combate às drogas formará mais de 2 mil alunos de escolas públicas dias 28 e 29


Mais de 2 mil alunos dos 5º e 7º anos das escolas municipais e estaduais de Itanhaém receberão o certificado na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de entrega do diploma ocorrerá no dia 28, às 9 e às 15 horas, e no dia 29, às 15 horas, no Satélite Esporte Clube.
Desde que o Proerd foi implantado em Itanhaém milhares de estudantes já receberam o certificado que comprova a participação no projeto cuja finalidade é oferecer atividades educacionais em sala de aula, desenvolvendo potencialidades e ajudando a preparar cidadãos mais críticos, capazes de resistir às pressões para o uso das drogas.Para explicar mais sobre o assunto, os instrutores e soldados da Polícia Militar usam cartilhas e vídeos para dinamizar as atividades entre os alunos. Durante os encontros, os estudantes aprendem estratégias de resistência às drogas.A formatura envolverá as escolas municipais: Profª Diva do Carmo Alves de Lima; Elga Reis; Profª Silvia Regina Schiavon Marasca; Profª Lídia Martha Ferrielo Gianotti; Profª Diva do Carmo Alves de Lima; Profª Ignêz Martins; Lions Clube; Jardim Aguapeú; Ana Cândida Ebling de Oliveira; Maria Graciette Dias; Profª Maria das Graças A. Santos; Profª Maria Cristina Macedo Gomes; Maria do Carmo Abreu Sodré; Profª Maria da Penha C. Sanches; Harry Forssell; Maria Aparecida Soares Amêndola e Noêmia Salles Padovan, além das estaduais: José Antonio de Affonseca Roge Ferreira;Profª Silva Jorge Pollastrini; Dr. José Carlos Braga de Souza;Dagoberto Nogueira da Fonseca e Milton Martins Poitena.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prova Brasil será aplicada nas escola municipais de 13 de novembro a 18 de novembro



A Prova Brasil com questões de língua portuguesa e matemática será aplicada nas escolas municipais de 13 a 18 de novembro. O desempenho dos estudantes dos 3º e 5º anos, além das 8ª séries, será uma das bases para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado pelo Ministério da Educação (MEC), para examinar o rendimento escolar dos alunos das escolas do País.Para preparar as turmas para a avaliação nacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes implantou simulados da Prova Brasil e o Sistema de Avaliação do Município de Itanhaém (SISAI), um programa iniciado este ano com o objetivo de analisar o rendimento escolar e potencializar estratégias para o desenvolvimento dos estudantes das unidades escolares.Desde a implantação dos exames nas escolas, a equipe educacional já sente a evolução dos alunos com relação às dificuldades apresentadas nos testes aplicados no mês de maio. Os simulados serviram para medir como seria o desempenho dos estudantes, caso a avaliação nacional fosse aplicada hoje nas unidades escolares. O exame interno oferece resultado amostral das séries que serão avaliadas pela Prova Brasil.PROVA BRASIL – O resultado obtido na Prova Brasil é base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice é utilizado pelo MEC para examinar o rendimento escolar dos alunos das escolas do país.Criado em 2005, o Ideb tem como objetivo medir a qualidade das escolas, avaliando dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A proposta é que as cidades do País alcancem a média estipulada pelo MEC.