O cardápio escolar elaborado por nutricionistas da Prefeitura de Itanhaém equilibra alimentação saudável e sabor na mesma refeição. O setor se destaca pela qualidade da merenda escolar servida aos alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico. Mensalmente, o cardápio é disponibilizado no site oficial ( www.itanhaem.sp.gov.br ) para a consulta dos pais.
Os familiares podem acompanhar diariamente os pratos oferecidos a aproximadamente 26 mil estudantes, entre escolas municipais, estaduais, creches, projetos, Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém, além da escola indígena da Aldeia do Rio Branco. Dados cedidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apontam que todos os dias são servidas 27 mil refeições.
Os pratos são nutritivos e adotam as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Recomendação Diária Alimentar, levando em consideração 350 calorias, tendo ainda de 9 a 12 gramas de proteínas para alunos da educação infantil, fundamental e escolas estaduais.
Em Itanhaém, a Educação segue à risca as recomendações necessárias para se ter uma alimentação de qualidade, levando à mesa nutrientes que contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento escolar do aluno durante a permanência na escola.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif, salienta que uma merenda de qualidade fortalece o aluno no aspecto físico e intelectual. “Uma boa alimentação influencia direto no desempenho do estudante. Temos a obrigação de oferecer o que há de melhor para as nossas crianças”.
“Com o cardápio rico em nutrientes os alunos aprendem hábitos alimentares com refeições saudáveis”, ressalta a coordenadora da merenda escolar no Município, Angela Padovan.
REFEIÇÕES – A educação integral recebe quatro alimentações por dia, sendo dois lanches e duas refeições durante todo o período escolar. Já os alunos da educação infantil e ensino fundamental recebem um lanche composto por pão com margarina ou bolacha, iogurte ou leite. No almoço são oferecidos arroz, feijão, carne ou frango, legumes, salada e sobremesa, podendo ser frutas ou gelatina, conforme cardápio disponibilizado no site.
“A fim de promover uma alimentação escolar mais saudável optamos por estabelecer o uso restrito de gorduras saturadas, gordura trans, sal e açúcar, aumentando o consumo de frutas e hortaliças nas refeições ofertadas”, conta a nutricionista Maristela Uraguichi.
ALIMENTAÇÃO ESPECIAL – Crianças com diabete, intolerância àlactose e hipertensão recebem uma atenção especial. Para estes alunos a equipe se preocupa em elaborar um cardápio diferenciado, conforme recomendações do relatório médico. Após a entrega do documento a comida é substituída por alimentos diets, como por exemplo, cereais e gelatinas sem açúcar.
Em todas as unidades escolares, existe uma equipe de merendeiras responsável pelo recebimento dos produtos para a elaboração das refeições (perecíveis e estocáveis) e pela higiene do local (descartáveis e limpeza). As instruções são as mais precisas para que o cronograma seja seguido rigorosamente.
Outro dado importante sobre a merenda oferecida aos estudantes se refere aos produtos do Programa de Aquisição da Agricultura (PAA) Familiar (PNAE /2011) que são levados à mesa dos alunos da rede municipal e estadual, com fornecimento de maracujá, banana nanica, banana prata, inhame, couve, mandioca, tomate cereja, palmito pupunha e açaí, uva, alho, chuchu. Um registro bastante significativo mostra que os produtores de Itanhaém atenderam a 90% do quantitativo da Chamada Pública, o que nos indica o incremento do agronegócio ao pequeno produtor, lado a lado com a excelência nutricional oferecida a Merenda Escolar.