O Projeto incentiva a leitura e escrita de diferentes gêneros que compõem o jornal
A elaboração e produção de um jornal intitulado “Leonor em Foco” foi um importante aliado para elevar a autoestima dos alunos da Recuperação Paralela e provocar mudanças positivas na conquista de habilidades de leitura e escrita. A idéia partiu dos próprios alunos, protagonistas desse processo e que muito se envolveram para a sua concretização, com o apoio da professora da Recuperação Érika Santos Seixas.
De acordo com a professora Érika Seixas “O jornal foi uma escolha dos próprios alunos. Eles querem opinar sobre os fatos do cotidiano da cidade e do mundo e têm uma sede pelo saber.”
As etapas do projeto contaram basicamente com e escolha das seções, nome do jornal, slogan, escolha de noticias e curiosidades, além da oferta de um espaço dedicado aos poetas da escola, que adoram lapidar as palavras para demonstrar as emoções que a poesia ocasiona ao leitor. Após as etapas iniciais de elaboração do projeto, os alunos desenvolvem as habilidades de pesquisas sobre fatos, opiniões e curiosidades cientificas, colocando em jogo os seus saberes obre a leitura, a escrita e a revisão de textos.
O exemplo do trabalho apresentado pela professora Érika mostra que o envolvimento de estudantes com a tarefa de criar e produzir um jornal escolar pode trazer uma série de benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de escolher temas, buscar fatos, redigir e revisar textos, estimular a pesquisa, possibilita o acesso a informações e a opiniões diferentes e contribui para a maior interação do aluno com a realidade, contribuindo dessa forma para a formação de opinião dos alunos.
A primeira Edição já foi distribuída aos alunos e comunidade. Logo, a segunda edição estará disponível para a apreciação de todos.Muitas curiosidades virão... Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário